Os pais da aluna Brunna Maria do Carmo Costa (3 anos), do Ensino Infantil I do Colégio Objetivo – Unidade Flodoaldo Pontes Pinto, contaram como está sendo a experiência no desenvolvimento do projeto O Fantástico Mundo da Leitura lançado no início de junho.
A mãe de Brunna, Laila Bueno, se mostra orgulhosa ao relatar o quanto a filha gosta de livros. Ela passou a tarde toda abraçada no livro que foi enviado pela escola por meio do projeto Maleta Viajante e chegou a dormir com o livro, disse Laila. Ela contou, ainda, que uniu os dois passatempos preferidos de Brunna para produzir o trabalho, que são fotos e livros. Através das fotos ela ia registrando os momentos, as impressões e reações da filha ao longo da história contada. Não foi difícil realizar esse projeto junto à Brunna porque ela adora fazer as tarefas da escola e ama livros, mas, o projeto foi interessante porque eu pude participar de todos os momentos e o resultado foi lindo, explicou a mãe.
A coordenadora do Ensino Infantil da Unidade Flodoaldo Pontes Pinto, Luana Tobias, disse que é uma satisfação quando os pais se comprometem e participam com afinco nas atividades propostas pela escola. Quando vemos que os pais estão colaborando com nossos projetos, como é o caso dos pais de Brunna, nos sentimos realizados, pois a intenção é aliar nossas iniciativas com as participações efetivas dos pais para obtermos resultados positivos com nossos alunos, apontou ela.
Sobre o projeto
O projeto, criado em 2013, visa trabalhar os diferentes gêneros textuais através de estratégias que favoreçam a compreensão, participação e estimulem a formação de leitores na Educação Infantil. Além disso, ele busca incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo, tornando-se um ato prazeroso. Também possibilita a integração dos pais com os filhos para que se torne um hábito familiar.
Vários miniprojetos compõem O Fantástico Mundo da Leitura: Maleta viajante, Sacola surpresa, Caixa surpresa, Oficina de leitura e escrita e Viajando com fantoches. Neles as crianças poderão interagir com seus pais com leituras de livros infantis e atividades feitas em casa.