01 de Setembro, dia do Professor de Educação Física

As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os dos males da sociedade moderna. É neste contexto que o dia 01 de Setembro foi escolhido para homenagear o professor responsável por nossa saúde física e mental: o professor de Educação Física. O dia foi escolhido por ser a data de regulamentação da profissão no Brasil. Para se praticar esportes é necessário que um profissional da área da Educação Física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as capacidades de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer.No Brasil, historicamente falando, consideram que desde o período da colonização a educação física era praticada em nossas terras.Os índios corriam atrás de suas caças, nadavam, atiravam arco e flecha e dançavam, jogavam peteca, lutavam entre si e brincavam de corrida dos troncos. Já os negros africanos, que vieram como escravos para o Brasil, dançavam a capoeira e faziam as lutas corporais, aprendidas através da observação dos animais em seu país de origem.Mas somente em 1851, através da lei nº 630, que a ginástica foi incluída nos currículos das escolas primárias e secundárias, onde eram praticadas quatro vezes por semana.O campo de trabalho dos profissionais de educação física cresceu nos últimos anos deixando de atuar apenas como professores de escolas ou academias, estendendo seu campo de atuação.No ambiente escolar, o melhor para esses profissionais é trabalhar com o aspecto lúdico, ajudando as pessoas a liberarem suas tensões e se tornarem mais felizes. Por isso, os parabenizamos por sua importância no contexto social e pela merecida comemoração da data.