13 de Abril, dia do Hino Nacional Brasileiro

Relato históricoNo dia 13 de Abril comemora-se o dia da criação do Hino Nacional Brasileiro. Sua música foi composta em 1822 por Francisco Manoel da Silva, recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”. Nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, momento em que buscava sua independência. Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil, deparava-se autoritário e temeroso às pressões da corte portuguesa. Logo, em meio aos problemas, as tentativas de compor uma letra para o hino não caiam bem, pois se apresentavam cheias de insultos e ressentimentos aos portugueses ou com excesso de lisonjeios ao “soberano rei de Portugal”. A escolha da data foi em razão à uma manifestação em desacato ao ex-imperador, quando o mesmo embarcava para Portugal, exatamente no dia 13 de Abril de 1831.Dentre tantas tentativas, somente em 1909 a composição ganhou uma letra poética, elaborada pelo então poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada. Sua obra foi logo apreciada por enfatizar as belezas naturais do país. Em 1922, a oficialização do hino, feita por Deodoro da Fonseca, foi para a letra de Francisco Manoel da Silva. A letra atual só foi oficializada em primeiro de setembro de 1971, na presidência de Epitácio Pessoa, através da Lei 5.700, sendo publicado no Diário Oficial já no dia seguinte. O Hino Nacional é um instrumento de homenagem à nação e deve ser executado nas aberturas das festividades cívicas, patrióticas, escolares e esportivas internacionais, onde a população deve contemplá-lo cantando em uma só voz.