18 de Abril – Dia Nacional do Livro Infantil

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato, este que foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de Direito.Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio. O primeiro deles é o “Jeca Tatu”.Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando seqüência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva na década de 1980, sendo regravado no final de 1990.Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, a Cuca e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.Através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender brincando. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e diversos outros. Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.Na escola Em virtude da data, as atividades relacionadas à leitura e escrita com o Ensino Fundamental I tiveram início já na última semana. Além da confecção dos murais, os alunos reescreveram obras renomadas, mostrando-as em um contexto atualizado. Outros trabalhos estão em andamento em sala de aula.