Metodologia

É preciso considerar, que nos dias atuais, não podemos mais enxergar o processo de ensino aprendizagem como mera transferência de informação. É preciso ir além: criar condições para que o aluno assuma um papel ativo na construção do conhecimento e seja também um produtor do saber.

Da mesma forma, é preciso garantir que o professor atue como mediador desse processo: ele deve ter a capacidade de empoderar seus alunos, de modo que as crianças aprendam de maneira progressivamente autônoma; precisa estimular o pensamento reflexivo e a capacidade analítica dos objetos de conhecimento vinculados a seus contextos de uso real. Assumimos, assim, nosso respeito ao aluno, compreendido como sujeito livre, competente, criativo e apto à realização de novas descobertas.

Conheça os pilares dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem que norteiam nossa prática pedagógica:

Material Didático:

No ensino fundamental séries iniciais, utilizamos o material impresso.

Os materiais do aluno são organizados em sequências de aprendizagem, que são estruturadas em seções didáticas organizadas e nomeadas de acordo com o processo de construção de saberes a ser percorrido pelas crianças.

1º ano:

Unidade I – Jardim das Mangueiras
Horário: 7h30 às 12h ou 13h30 às 18h.

Horário:13h30 às 18h.

• Fichas soltas e coloridas, para atender às características de desenvolvimento da faixa etária;
  • Material com periodicidade semestral ou anual;
  • Fichas das seguintes disciplinas: Arte, História/ Geografia/ Ciências, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Música;
  • Fichas para o projeto itinerários e maquetes (Matemática);
  • Caderno pautado;
  • Caderno sem pauta;
  • Educação Física

2º ao 5º ano:

Horário: 7h30 às 12h ou 13h30 às 18h

Horário:13h30 às 18h

• O material completo engloba Cadernos bimestrais, semestrais e anuais organizados em sequências didáticas com atividades e lições de casa;
  • Cadernos estruturados com a seguinte divisão: Arte – Inglês – Língua Portuguesa e História/Geografia – Matemática e Ciências;
  • Fichas para os projetos de Matemática Caderno Pautado;
  • Pasta para as produções de texto;
  • Coleção de educação socioemocional e de educação financeira;

1º ano:

Horário: 07h30 às 12h50

• Material com periodicidade semestral ou anual;
  • Fichas para o projeto itinerários e maquetes (Matemática);
  • Caderno pautado;
  • Caderno sem pauta;
  • Programa Bilíngue
  • Educação Física;
  • Criatividade e Inovação.

Do 2º ao 5º ano

Horário: 07h30 às 12h50

• Fichas para os projetos de Matemática Caderno Pautado;
  • Pasta para as produções de texto;
  • Pasta com mapas conhecendo o Brasil e o mundo por mapas (exclusivamente no 5º ano);
  • Programa Bilíngue;
  • Criatividade e Inovação;
  • Educação Física.

Horário: 14h00 às 17h30

No Programa Semi-integral é oferecido atividades extracurriculares, no período da tarde, como: esportes, acompanhamento dos estudos, aprofundamento em matemática e português, múltiplas aprendizagens, livre brincar e movimento.

•  Práticas Esportivas;
  • Aprofundamento de Português e Matemática;
  • Acompanhamento de Estudo;
  • Livre Brincar e Movimento;
  • Múltiplas Aprendizagens;
  • Livre Brincar e Movimento.

Horário: 07h30 às 18h00

• Introdução à Lógica Natural e Atividades Pré-Numéricas;
  • Códigos, Comunicação, Expressão e Representação;
  • Natureza e Cultura;
  • Livre Brincar e Movimento;
  • Programa Bilíngue;
  • Criatividade e Inovação;
  • Educação Física;
  • Acompanhamento de estudos;
  • Sports Sapiens.

Projetos e Atividades Extracurriculares:

O Colégio e Curso Sapiens busca proporcionar uma educação integral, que se baseia fundamentalmente no desenvolvimento pleno e concomitante das capacidades do aluno em todas as áreas. Com isso, evita-se a supervalorização das áreas em que ele possua maior talento. O programa de ensino do Colégio e Curso Sapiens procura oferecer o maior número de oportunidades, a fim de que o aluno se torne bem-sucedido ao longo de sua vida. Além das aulas normais, constantes no currículo obrigatório, o programa abrange múltiplas atividades, criando condições afetivas para que, ao mesmo tempo, sejam estimuladas e aplicadas as capacidades dos alunos nas diversas áreas.

As Atividades e Aulas Extracurriculares, teóricas e práticas são oferecidas como suplemento, enriquecimento e revisão do programa escolar. Entre elas, as atividades artísticas opcionais (música, literatura, pintura, etc.) são encorajadas porque se revelam extremamente importantes para o processo da criação e da comunicação.

Inúmeros são os projetos e Atividades oferecidas em caráter opcional, tais como:

Espaço Físico:

Conheça a estrutura do Colégio Sapiens.

DEMAIS NÍVEIS DE ENSINO

CONTATOS

Criatividade, autonomia e boa comunicação fazem parte das experiências diárias de nossas crianças e jovens.