No sábado (9), os alunos da terceira série do Ensino Médio das duas unidades do Colégio Objetivo participaram do Aulão Trilhando Nossa História com os professores Aleks Palitot, Ruzel Costa e Daniel Araújo. O intuito do aulão é fazer com que os alunos aprendam todos os detalhes da cultura da capital, percorrendo os principais pontos históricos de Porto Velho.
De acordo com o professor Aleks, o aulão iniciou logo cedo com o café da manhã no Mercado Central. “Lá, tomamos um café regional e aproveitamos para falar sobre os frutos típicos da Amazônia. Ficamos felizes com a presença de alguns pais que tomaram café conosco tornando o momento ainda mais positivo para nós”, relatou o professor.
Após o café da manhã típico da região, a aula seguiu para o mercado cultural e os alunos iniciaram, assim, a caminhada pela história de nosso estado. Passaram pelo antigo prédio da Unir, depois foram ao Edifício Monte Líbano, ao Palácio Presidente Vargas (onde tiveram aula sobre o a criação do antigo território do Guaporé).
“Nós também passamos ainda pelas Três Caixas d’Água, que é o símbolo de nossa cidade, fomos ao trecho histórico do bairro Caiari, ao palacete Rio Madeira, ao Memorial Jorge Teixeira (lá os alunos puderam aprender sobre a figura do antigo governador e a importância dele para a criação do estado de Rondônia)”, explicou Aleks.
A trilha não encerrou por aí. Os alunos ainda foram ao pátio Madeira Mamoré para um aula sobre a história da ferrovia, sobre a educação patrimonial e a importância da preservação da cultura loca.
O aulão culminou com a “Aula Barco” que foi até uma das usinas. “É um passeio cultural de nossa cidade e não poderíamos deixar de fazer. Nele os alunos aprendem sobre a importância do Rio Madeira no processo histórico e econômico da região”.
Para finalizar a aula, os alunos visitaram a Feira do Sol. “Eles tiveram contato com os índios Caripunas e viram como são feitos as joias de forma sustentável”, explicou o professor.
Estavam presentes no aulão a diretora da Unidade II, Zaira Saavedra, as coordenadoras do Ensino Médio – Unidade I e II, Isabel Cristina Oliveira e Pricila Lima de Oliveira. Para a segurança dos alunos, haviam dois inspetores do colégio.