Alunos desenvolvem protótipos e trabalham a resolução de problemas de forma criativa

Dentro do programa de Inovação e Criatividade do Colégio e Curso Sapiens, os alunos do 6º ano construíram um protótipo de piano, dentro da trilha Experiência com o Usuário.

A proposta da atividade era que os alunos construíssem o produto pensando na necessidade de quem vai usá-lo, atentando ao tamanho das teclas, os espaços entre elas, entre outras características. “A ideia é que eles tenham essa noção de pensar na experiência de quem vai usar”, salienta o professor Matheus Alves da Silva, responsável pela atividade.

Após a construção do protótipo, foi a hora de testar o funcionamento, fazer melhorias e analisar o processo de construção. “É um espaço para os alunos errarem bastante e aprender com o erro, buscar novas possibilidades e formas de fazer, criar soluções e trabalhar as emoções”, completa Matheus.

Já os alunos do 7ª ano construíram uma catapulta na aula anterior, o passo seguinte, foi teorizar sobre a atividade, fazendo pesquisas sobre conceitos que eles viram na prática sobre o movimento de propulsão.

Para a turma do  8ª anos o desafio era construir um guindaste, utilizando objetos condutores, também dentro da filosofia do projeto de colocar a mão na massa e, em seguida, analisar e pesquisar teoricamente o processo.

Confira galeria abaixo sobre as atividades realizadas: