ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º AO 9º ANO

Metodologia

A proposta pedagógica está inserida em uma plataforma de ensino híbrido que alia tecnologia com intencionalidade pedagógica. O conteúdo didático para os anos finais do Ensino Fundamental foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular e sua proposta traz para docentes e estudantes um contendo significativo, digital e flexível, possibilitando experiências de aprendizagens voltadas para a construção do raciocínio e focadas no desenvolvimento de habilidades e competências que colaboram para a formação integral de cada aluno e aluna.

No período vespertino optamos por trabalhar com material impresso. A proposta didático-metodológica dá suporte ao desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem em que há o predomínio da experimentação, da descoberta e da coautoria na construção do conhecimento. Procurou-se organizar, nas diferentes disciplinas, sequências didáticas que favoreçam os alunos com o exercício da reflexão e a mobilização de recursos cognitivos, saberes e informações a serem aplicados em situações de aprendizagem. A ênfase está no percurso de aprendizagem a ser empreendido pelos alunos, e não apenas nos seus resultados.

Material Didático:

A proposta para os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) é dar suporte ao desenvolvimento de ensino-aprendizagem em que haja o predomínio da experimentação, da descoberta e da coautoria na construção do conhecimento. No Colégio Sapiens, consideramos que o aprendizado é mais significativo quando o aluno atua como protagonista, assumindo um papel ativo e mobilizando habilidades cognitivas para explorar e descobrir novos conhecimentos. Dessa forma, o aluno amplia o conhecimento que tem de si próprio e da realidade como um todo. Assim, criamos condições para uma atuação social mais consciente.

Currículo Estruturado:

MATUTINO:

Horário: 7h30 às 12h

• Chromebook onde o aluno terá as plataformas com todo o material didático disponível;
  • O material didático está dentro da Plataforma Geekie One, que pode ser acessado por qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet;
  • Para facilitar o acesso ao material didático digital, a escola disponibiliza o aparelho chromebook;
  • que é um dispositivo feito para estudantes;
  • O material das disciplinas de Educação Financeira (DESOP) e Socioemocional (LIV) são físicos e entregues no início das aulas.

VESTIBULAR:

• Artes;
  • Ciências, Geografia, História e Inglês;
  • Língua Portuguesa e Matemática;
  • Diário do aluno;
  • Material complementar de Língua Portuguesa (para o 6º e 7º ano);
  • Tabela de História (para o 8º e 9º ano).

Horário: 07h30 às 12h50

O programa trabalha com a imersão na língua inglesa (programa bilíngue) com uma carga horária maior, quando comparado com as aulas tradicionais (5 ou 6 aulas semanais de acordo com o segmento) a fim de propiciar um maior contato e tempo de exposição ao idioma. O método utilizado é o Ensino integrado de inglês (CLIL). A sigla CLIL significa “content and language integrated learning”, ou ensino de idiomas integrado.

• Chromebook onde o aluno terá as plataformas com todo o material didátivo disponivel;
  • que é um dispositivo feito para estudantes;
  • O material das disciplinas de Educação Financeira (DESOP) e Socioemocional (LIV) são físicos e entregues no início das aulas;
  • Programa de Educação Financeira;
  • Programa de Educação Socioemocional;
  • Programa Bilíngue;
  • Artes Visuais;
  • Educação Física;
  • Criatividade e Inovação

Horário: 07h30 às 18h00

• Programa de Educação Financeira;
  • Programa de Educação Socioemocional;
  • Programa Bilíngue;
  • Artes Visuais;
  • Educação Física;
  • Criatividade e Inovação;
  • Acompanhamento de Português e Matemática;
  • Sports Sapiens

Projetos e Atividades Extracurriculares:

O Colégio e Curso Sapiens busca proporcionar uma educação integral, que se baseia fundamentalmente no desenvolvimento pleno e concomitante das capacidades do aluno em todas as áreas. Com isso, evita-se a supervalorização das áreas em que ele possua maior talento. O programa de ensino do Colégio e Curso Sapiens procura oferecer o maior número de oportunidades, a fim de que o aluno se torne bem-sucedido ao longo de sua vida. Além das aulas normais, constantes no currículo obrigatório, o programa abrange múltiplas atividades, criando condições afetivas para que, ao mesmo tempo, sejam estimuladas e aplicadas as capacidades dos alunos nas diversas áreas.

As Atividades e Aulas Extracurriculares, teóricas e práticas são oferecidas como suplemento, enriquecimento e revisão do programa escolar. Entre elas, as atividades artísticas opcionais (música, literatura, pintura, etc.) são encorajadas porque se revelam extremamente importantes para o processo da criação e da comunicação.

Inúmeros são os projetos e Atividades oferecidas em caráter opcional, tais como:

Espaço Físico:

Conheça a estrutura do Colégio Sapiens.

DEMAIS NÍVEIS DE ENSINO

CONTATOS

Criatividade, autonomia e boa comunicação fazem parte das experiências diárias de nossas crianças e jovens.