Alunos do 4º ano aprendem sobre a preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Com o tema “Programa Nosso Planeta, Nossa Casa”, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo (Unidades I e II), realizaram através de depoimentos e sugestões, atividades voluntárias em sala de aula – visando esclarecer sobre a importância da preservação do meio ambiente e conscientizá-los sobre a questão do desenvolvimento sustentável e consumo consciente, promovendo com isso, um compromisso com a responsabilidade sócio-ambiental.
A atividade foi realizada pela mediadora Rita Brito, Gerente Executiva da Junior Achievement Rondônia, no dia 27 de Setembro, na Unidade Jardim das Mangueiras, com a cooperação dos voluntários da empresa GERDAU e no dia 06 de Outubro, na Unidade Jardim América, como o objetivo de conscientizar os alunos no comprometimento que cada um pode fazer para garantir um futuro melhor para o nosso planeta “Terra”.
Os materiais usados como recursos para enriquecer a aula (manual do participante e perguntas mediante o assunto abordado) enriqueceu a aula e os temas abordados.
Para a Professora Larrubia Alves, a ação foi de grande aprendizado e muito significativa a respeito da conscientização com o nosso ambiente. “No decorrer da aula notei que houve a interação dos alunos com a mediadora Rita, da mesma forma tiveram uma facilidade com o manuseio do material, material esse com figuras e informações bem atrativas sobre o meio ambiente e sua preservação. Tenho certeza que hoje foi plantada uma sementinha nos alunos, pois a aprendizagem foi significativa e esperançosas esperamos que sejam praticadas o que foi aprendido”, destacou.
“Foi uma experiência fantástica, pois podemos perceber o envolvimento das crianças em lutar por um mundo melhor, sem poluição, sem desmatamentos, e com coleta seletiva. E o mais importante que podemos começar em nosso próprio lar”, ressaltou José Gomes da Silva, Gerente filial ZPVH.
“Adorei a experiência de participar desta ação voluntária da Junior Archievement. Acredito que ações voluntárias como esta que realizamos nesta parceria Junior x Gerdau podem mudar conceitos, pessoas e o mundo! Parabéns!”, avaliou Ananias Ferreira Pimentel, Coordenador de Projetos – Corte e Dobra – Gerdau Comercial de Aços S/A – Porto Velho – Rondônia.
Os alunos também fizeram suas avaliações sobre a atividade que contribuiu tanto para o aprendizado, como para firmar em suas bases, o comprometimento da responsabilidade sócio ambiental dos jovens.
“Precisamos cuidar do nosso planeta, reciclar, economizar energia, economizar água, respeitar a todos, comprar com consciência, gerar menos lixo e se preocupar com o nosso planeta”, esclareceu a aluna Júlia do 4º ano.
A aluna, Naiara também avaliou a atividade. “Aprendi que nós precisamos preservar o meio ambiente e temos que respeitar a todos, economizar: água, energia, e reciclar o que podemos, para preservar o meio ambiente”.
E para a aluna Giovana, a importância do tema ficou muito bem esclarecida. “Eu entendi porque é importante economizar água, eletricidade. Ter criatividade para reutilizar caixas e etc. E colaborar com as pessoas”.
Clique aqui para abrir as fotos