Alunos do Colégio Objetivo participam de simulação do Conselho de Segurança da ONU

A simulação contou com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e visava debater questões sobre o Estado Islâmico, o que exigiu muito conhecimento sobre os países representados por eles e, acima de tudo, diplomacia para negociar e defender seus argumentos utilizando técnicas eficazes de oratória.

alunos-do-colegio-objetivo-participam-de-simulacao-do-conselho-de-seguranca-da-onu-4

A coordenadora do Ensino Médio regular na Unidade II do Colégio Objetivo, Pricila Oliveira explica que a iniciativa de participar do evento partiu dos próprios alunos. “Nós informamos que iria acontecer e eles mesmos correram atrás de se inscrever e estudar”, explica a coordenadora.

Rafael Baroni (16 anos) da 1ª série do Ensino Médio na Unidade II representou a Noruega. Ele conta que teve a iniciativa de participar da simulação por um motivo. “Um tempo atrás, eu já quis fazer o curso de Relações Internacionais, então eu vi na simulação a chance de ter certeza se é essa área mesmo que eu quero seguir carreira no futuro”, revela o aluno.

alunos-do-colegio-objetivo-participam-de-simulacao-do-conselho-de-seguranca-da-onu-1

Para a aluna da 1ª série da Unidade II do colégio, Nayara Rodrigues da Cruz (15 anos) o evento foi uma ótima oportunidade de colocar em prática o que ela mais gosta de fazer, que é debater. “Eu já possuo uma facilidade muito grande em debates, então achei que essa seria a chance de praticar”. Ela conta que representou o país da Croácia e que se preparou bastante para tal. “Primeiro estudei a história do país, desde sua origem, depois estudei seus costumes, culturas e suas lendas (achei bem importante). Além disso, estudei a geopolítica, depois a política até chegar à situação atual do país, o que contribuiu muito para destacar a Croácia na conferência e acabei recebendo o certificado de Menção Honrosa”, conta ela orgulhosa de seu desenvolvimento.

alunos-do-colegio-objetivo-participam-de-simulacao-do-conselho-de-seguranca-da-onu-2

Lucas Baltasar, aluno da 2ª série do Ensino Médio integral e do Objetivo High School, considerou sua participação na simulação muito positiva. Lucas representou o país da Tunísia e também obteve da organização do evento um certificado de Menção Honrosa. “Representar a delegação da Tunísia me possibilitou estudar e conhecer a fundo a cultura do norte da África. A experiência de representar em uma simulação do Conselho de Segurança foi sensacional, pois pude compreender como atuam os países participantes. Não posso deixar de agradecer ao Colégio e à organização do evento pelo êxito obtido já que fui agraciado com uma Menção Honrosa o que comprova o trabalho árduo que foi dedicado. E agora, é só esperar pelos resultados”, avalia ele.

Já Vinícius Santiago, aluno da 2ª série na Unidade II conta que representar a Turquia foi bem interessante e difícil ao mesmo tempo. “Esse é um país bem envolvido com o tema da conferência, que era Estado Islâmico. A Turquia é um país que não está à parte, só vendo, mas está envolvido completamente. Todos os dias acontecem atentados. Desta forma, eu tive que fazer uma boa pesquisa, elaborar teses e não foi fácil, mas foi extremamente gratificante”, analisa.

“Nós ficamos muito felizes e surpreendidos de ver o quanto todos os alunos se empenharam em participar da Conferência. Esta foi a primeira vez que alunos do Colégio Objetivo participaram deste evento e acreditamos que foi um divisor de águas para todos”, conclui a coordenadora.