Alunos do High School relatam experiências durante visita à Universidade do Missouri, nos EUA

O Objetivo High School é um programa do Colégio Objetivo – Porto Velho em parceria com a University of Missouri, uma das 100 melhores universidades dos Estados Unidos. Durante 3 anos os alunos estudam as matérias do currículo brasileiro e participam de aulas ministradas no período da tarde com matérias específicas do ensino médio norte-americano, como oratória, economia e política. Ao final do High School os alunos obtém dupla certificação de Ensino Médio, brasileira e americana.

Já conhecendo na teoria tudo que envolve o cenário social, político e econômico dos Estados Unidos e com o desejo de ingressar no ensino superior em uma faculdade norte-americana, os alunos do Objetivo High School foram à University of Missouri (Mizzou) entre os dias 12 e 29 de julho para participar do Summer Camp, uma viagem onde estudantes de escolas brasileiras e de outros países conhecem o campus da universidade e integram diversas atividades que mostram as possibilidades de atuação em áreas de graduação.

Os alunos fizeram visitas às escolas de Medicina, Direito, Administração, Engenharia e Jornalismo, por exemplo, nas quais viveram na prática como seria a rotina ao atuar em cada uma das áreas escolhidas. Puderam conhecer o Farout Field (estádio de futebol americano da Universidade do Missouri) e o ‘venture out’ (um dia dedicado à pratica de atividades físicas, como escaladas e tirolesas), além visitar museus e empresas multinacionais, como a Monsanto, empresa de agricultura e biotecnologia, e a Boeing, fábrica de aviões.

O estudante Lucas Morimoto, que participou pela segunda vez do Summer Camp, conta como foi a experiência com a última viagem. “Na minha primeira viagem a ideia era muito conviver e conhecer culturas diferentes, e foi muito divertido. Já nesse ano, fui com uma maturidade maior, sabendo que a viagem poderia afirmar meus objetivos para o futuro e também ter uma visão maior sobre minhas responsabilidades sociais”, relata.

Lucas conta ainda que a viagem trouxe muito autoconhecimento com as atividades que participou e que elas foram fundamentais para firmar sua escolha em cursar Direito após o término do Ensino Médio. “Tivemos a oportunidade de participar de diversas atividades recreativas, como a tirolesa, que me trouxe amizades devido ao companheirismo que exigia para praticar. Ao longo da viagem conhecemos os cursos mais avançados da universidade e decidi que após a minha conclusão da graduação no Brasil quero fazer uma pós-graduação ou mestrado na Mizzou”, afirma.

Gabriella Piacentini também participou da viagem e relata a ótima convivência com alunos de outros e os conhecimentos que pode aprender com as visitas aos museus. “O ‘camp’ em geral foi maravilhoso, eu fiz amizades com muitas pessoas de fora, tanto de diferentes regiões do Brasil quanto americanos. Fizemos amizade com todos os ‘ambassadors’, que são estudantes da universidade e estavam lá como nossos líderes. Eu aprendi demais sobre a história da aviação com a visita à fábrica da Boing e com certeza foi umas minhas atividades favoritas”, conta.

A estudante afirma que, além do contato com outros estudantes do mundo todo, a viagem ajudou a repensar a carreira que pretende seguir na graduação. “Fui pra lá considerando muito estudar Medicina, porque eu sou muito apaixonada por isso, e voltei considerando mais dois cursos totalmente diferentes, que são Jornalismo e Direito. Todos os lugares e cursos que visitamos nos deram uma noção do que gostamos e também do que não gostamos”, conta.

A coordenadora do High School, Daiane Amaral, aponta que todas as atividades realizadas possuem propósitos muito bem pensados e delineados em cima dos quatro pilares do High School (respeito, responsabilidade, descoberta e excelência) para que, ao final do Summer Camp os alunos ampliem suas visões de mundo. “Foi realmente mágico ver os olhos dos nossos alunos brilhando a cada atividade a eles apresentada dentro do Summer Camp”, finaliza.

Faça parte do Objetivo High School

O programa de Ensino Médio americano do Colégio Objetivo – Porto Velho está com matrículas abertas para o ano letivo 2018. Os interessados em conhecer os detalhes da dupla certificação, grade de disciplinas e o ambiente escolar diferenciado do High School, podem agendar uma visita ao Colégio Objetivo – Unidade Jardim das Mangueiras (Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto) pelos telefones (69) 3211-6000 e 99231-4581.

Confira mais fotos do Summer Camp na nossa galeria.