Alunos fazem resgate histórico e cultural por meio da arte durante o FAC 2018

Coral encerrou as apresentações do FAC 2018

No último sábado, 27, centenas de alunos, pais, professores e convidados conferiram o resultado dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Fundamental e Médio para o Festival de Arte e comunicação do Colégio e Curso Sapiens, de acordo com o tema proposto: Protegendo a Nossa Herança e Fomentando a Criatividade. Teve dança, mostra de fotografia, telas, poesia, teatro e muita música.

A ideia do tema era que os alunos pensassem formas de resgate cultural e histórico através das expressões artísticas.

Teve dança exaltando a importância e preservação dos direitos dos povos indígenas; a cultura nordestina foi representada por meio do frevo e do baião; o Norte foi lembrado através do Carimbó e do Boi-bumbá; as apresentações de teatro trouxeram um olhar descontraído sobre o descobrimento do Brasil e o primeiro contato entre os nativos e os colonizadores portugueses e, também, a Lenda do Guaraná.

Os alunos trouxeram também performances lembrando a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e sua importância histórica; a liberdade de expressão e a ditadura militar, e  garra brasileira.

Na galeria de arte, montada no Sapiens Lab, os alunos expuseram fotos de pontos históricos de Porto Velho feitas por eles mesmos; além de esculturas e quadros pintados por eles, todos em referência a valorização do patrimônio histórico e cultural. As apresentações da noite foram encerradas pelo coral da 3ª série do Ensino Médio, com a canção País Tropical.

Os quadros e esculturas leiloados durante o evento terão sua renda revertida, assim como o leite doado na entrada, a Casa de Apoio Aconchego da Vovó Maria, que atende crianças carentes do bairro Lagoinha, na Zona Leste de Porto Velho.

Confira abaixo um pouco do que rolou do FAC.