Campanha de vacinação chega à escola

Com o slogan “Não dá pra vacilar, tem que vacinar”, a campanha de vacinação contra a paralisia infantil chega ao Ensino Infantil do Colégio Objetivo firmando a parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. A campanha visa imunizar crianças com menos de cinco anos com apenas duas gotinhas, que serão distribuídas no dia 12de Junho. Na ultima semana, as crianças receberam a visita do Clube do Zé Gotinha, realizada na própria escola. Uma pequena apresentação de conscientização, de forma simples e divertida, mostrou aos pequenos a importância de tomar as duas gotinhas na próxima campanha.Folders e bilhetes foram enviados aos pais das crianças avisando sobre a data da vacinação, a necessidade do cartão de vacina e a proteção que a mesma proporciona. A poliomielite, ou “paralisia infantil” é uma doença infecto contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, freqüentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. A doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).