Colégio Objetivo realiza ação para conscientizar alunos sobre as eleições

Para familiarizar os alunos do Ensino Fundamental I, com faixa etária de 6 a 10 anos, com o processo eleitoral que o Brasil possui, o Colégio Objetivo realizou na manhã desta sexta-feira (3), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TER/RO) uma simulação das eleições que serão realizadas no próximo domingo (5), em todo o país.

A atividade faz parte da disciplina de “Ética e Cidadania”, ministrada pela professora Maria Vitória Vieira. “Nós buscamos contextualizar este tema tão relevante para a sociedade de forma que os alunos estejam cientes sobre o processo eleitoral. Pegamos os personagens de desenho e cruzamos com propostas reais dos candidatos ao governo do Estado”, ressalta.

Voto_corpo

A professora comenta que os alunos se envolveram tanto no projeto que desenvolveram pensamentos críticos além do que a escola esperava. “Um candidato propôs reflorestar determinada área com conclusão para cinco anos e o aluno indagou: ‘então ele não vai concluir, pois o mandato é de apenas quatro anos’, desta forma conseguimos atingir nossa meta”, afirma.

Pedro Henrique, de 9 anos, achou legal a atividade e diz que leu as propostas dos candidatos antes de fazer sua escolha. Letícia Andrade que também tem 9 anos disse que votou na Elsa, do filme Frozen, porque ela prometeu um micro-ônibus para buscar os pacientes em casa para fazer exames. “Hoje muita gente só descobre que tem câncer quando já está tarde. Com esse micro-ônibus que a Elsa prometeu vai dar para prevenir bastante”, comenta.

Voto_corpo_2

A diretora pedagógica da Unidade São João Bosco, Maria Lúcia Oliveira destaca a participação da família no projeto. “O tema estava sendo trabalhado em sala de aula e um aluno comentou com os pais que trabalham no TRE/RO. Em seguida, os pais procuraram a Coordenação Pedagógica para oferecer o apoio do órgão na ação e hoje estamos realizando de forma grandiosa e bem estruturada”, observa Maria Lúcia.

O TRE/RO disponibilizou urnas eletrônicas e urnas manuais (convencionais) para que a atividade pudesse ser realizada de forma mais parecida com o processo que será realizado em todo o Brasil no domingo (5). Os estudantes puderam votar nos candidatos Thor, Capitão América, Draculaura, Elsa e Homem de Ferro.