Confira dicas do Colégio Sapiens para realizar a prova do Enem 2018 sem transtornos

A poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio, que ocorre no dias 04 e 11 de novembro em 2018, é natural o nervosismo e ansiedade dos estudantes que se prepararam o ano inteiro para as provas. Entretanto, a dica é tentar marte a calma, fazer um checklist do que levar no dia e conferir o local de prova.

Nesta segunda-feira (22), o Inep divulgou o cartão de confirmação de inscrição com as informações sobre local de prova, número de inscrição, detalhes sobre atendimentos e recursos de acessibilidade (se solicitado) e a língua estrangeira selecionada. Os candidatos devem acessar o portal e conferir se todos os dados estão corretos.

A coordenadora do preparatório do Colégio e Curso Sapiens Bruna Hernandes salienta que é importante que o estudante confira com antecedência os documentos pessoais, uma vez que o acesso à sala do exame só é permitido mediante apresentação de um documento oficial de identificação com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH, Passaporte). “Pro caso do aluno ter perdido ou ter sido furtado, é importante registrar um Boletim de Ocorrência e apresentar no local de prova”, explica a coordenadora.

Às vésperas do dia da prova, a dica de Bruna é para que os candidatos busquem relaxar, dormir bem e evitar desgaste físico. “O aluno já se preparou o ano inteiro, então nos dias que antecedem o exame ele deve buscar relaxar, fazer exercícios de respiração, tentar controlar a ansiedade”, diz.

Este ano, o horário de verão inicia no primeiro dia de Enem, 04, então os alunos devem ficar atentos a esta questão. Em Rondônia, a abertura dos portões será às 10h; o fechamento às 11h; e o início das provas às 11h30. A saída da sala será permitida a partir das 13h30 sem o caderno de provas; às 16h30 com o caderno de provas. O encerramento será às 17h.

Confira abaixo mais dicas:

• Confira com antecedência o cartão de inscrição e se todas as informações estão corretas;
  • Visite o local do exame antes do dia da prova;
  • Confira seu documento de identificação com foto;
  • Na véspera do exame, durma cedo, evite bebidas alcoólicas e fazer esforço físico;
  • No dia da prova, acorde cedo e tome um café da manhã reforçado e evite alimentos pesados;
  • Chegue com pelo menos 1 hora de antecedência ao local da prova;
  • Leve caneta esferográfica preta e de tubo transparente (não é permitida caneta de outras cores);
  • Não é permitido usar bonés, relógios, lápis e borracha;
  • Evite levar celular;
  • Leve seus pertences em saco plástico transparente; não é permitido ingressar na sala de exame com bolsas e/ou mochilas;
  • A garrafa de água também deve ser transparente e sem rótulo.