Dedique-se, sonhe, faça acontecer… 11 de Agosto, Dia do Estudante

Ainda há alguma duvida de que a educação é a força que move qualquer nação? Nos países desenvolvidos, considerados super potências por suas economias e índice de desenvolvimento, é possível encontrar um índice de analfabetismo quase zero. No Brasil, essa taxa ainda é de 10%, mas vem sofrendo reduções gradativas. Segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), essa taxa deve ser de 6,7% em 2015.Porém, aos estudantes, está incumbida a missão de fazer com que esse índice melhore quanto antes. É deles a força de mudar um país com a educação, princípios e valores adquiridos em casa e dentro da escola. E dia 11 de Agosto é celebrado o Dia do Estudante.Surgimento da data No dia 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do país: um em São Paulo e outro em Olinda, este ultimo mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.