Dicas para ler os livros do vestibular em 30 minutos diários

1) Defina metas quantitativasSe quiser ler tudo até começo de outubro, quando as revisões ficam mais pesadas, você tem 5 meses. Duas obras por mês. Digamos que, exagerando, cada uma tenha em média 300 páginas. Ao todo são 600 páginas por mês, mas não deve chegar a tanto.Se você ler 20 páginas por dia cumprirá seus objetivos facilmente. Ainda que você tenha uma leitura lenta, de uma página a cada um minuto e meio, isso tomará 30 minutos diários.2) Estabeleça uma ordem de leituraAgora, você já sabe que terá que ler dois livros por mês. Escolha a ordem em que isso vai acontecer. Estabeleça um critério ou mais. Por exemplo:•    Familiaridade: você já leu algum? Já teve contato contato com outras obras do autor? Já viu algum filme ou peça com base na obra? A partir daí, decida se você vai começar pelas mais conhecidas ou pelas menos. Eu começaria pelas menos, para ter mais tempo para pesquisar e tirar dúvidas se for o caso. •    Afinidade: Talvez você não conheça nenhuma das obras, mas com uma breve pesquisa é fácil descobrir de quais poderá vir a gostar mais. Faça um ranking e, então, escolha se você deixa a sobremesa para o começo ou para o final. •    Tamanho: Não é dos melhores critérios, mas já é alguma coisa. Faça uma lista por ordem de tamanho e escolha por onde quer começar. Se do maior para o menor ou do menor para o maior. Outra possibilidade, já que você lerá dois por mês, é começar pelo maior e pelo menor e ir em direção aos médios. •    Dificuldade: Esse critério é um pouco mais inteligente. Algumas obras exigem mais do estudante. Tente descobrir quais são e coloque-as no começo de seu cronograma. As mais fáceis podem ficar para o final, quando a preparação para as provas estará mais puxada.Estabelecida a ordem de leitura, siga-a. Escreva-a em algum lugar. Há mais facilidade em cumprir coisas que estão escritas.3) Escolha horárioConsiderando que você quer passar no vestibular, sua rotina deve mudar bastante e se tornar mais regrada. Não custa nada você acrescentar mais um item em seu dia a dia: o horário em que você vai ler os livros do vestibular. Nem sempre é possível fazer isso, mas as boas rotinas e os bons hábitos funcionam assim: quanto mais os repetimos mais facilmente conseguimos mantê-los.Como vimos, 30 minutos diários são mais do que suficientes para ler todos eles. Nada impede que você divida isso em dois momentos de 15 minutos, por exemplo.•    Se você gosta de ler, coloque a leitura no fim do dia, pois vai encará-la como um momento de lazer depois de horas de estudo. •    Se você ainda não tem esse hábito saudável, coloque-o no começo do dia, pois estará mais descansado e irá se concentrar com mais facilidade.4) Escolha um lugarOutro item que, às vezes, é difícil de ser observado. Mas, se possível, escolha um lugar limpo, silencioso, confortável, aconchegante e que incentive a concentração e a experiência profunda da leitura. Evite a cama. A idéia é que você apreenda o máximo com o mínimo de esforço. E é muito mais fácil aprender quando associamos o aprendizado a situações prazerosas que quando o associamos a situações pouco prazerosas.