Disciplinas de Programação e Criação para séries iniciais serão implantadas a partir de 2019

Equipe Sapiens durante formação Apple

Durante quatro dias, professores, coordenadores e colaboradores de TI do Colégio e Curso Sapiens participaram de treinamento da Apple para implantação dos programas Everyone Can Code (Todos Podem Programar) e o Everyone Can Create (Todos Podem Criar), destinado a estudantes a partir dos 6 anos de idade.

O consultor Antônio Ferro, certificado pela Apple Professional Learning, foi o responsável pela formação da equipe em Porto Velho. Ele explica que a ideia do programa Everyone Can code é que os professores do Ensino Fundamental comecem a trabalhar os conceitos de programação a partir dos seis anos de idade. “No Brasil, pelo menos 75 escolas já aplicam a metodologia e impactam mais de 5 mil alunos”, explica Antônio.

Já no Everyone Can Create, o conteúdo educacional da Apple se destina a trabalhar em quatro pilares: música, desenho, fotografia e vídeo. “É um programa multidisciplinar, que permite o desenvolvimento das habilidades criativas que, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, vai ser o principal elemento de empregabilidade a partir de 2020”, reforça o consultor.

As atividades serão desenvolvidas por meio de dispositivos Ipads

O conteúdo direciona o professor a trabalhar com os alunos a produção de vídeos nas Ciências Biológicas, na Matemática, Literatura, Ciências Humanas etc. O mesmo dentro dos demais pilares a partir do guia do professor, onde ele encontra os instrumentos necessários para conduzir a aula.

Ferro explica que a Apple desenvolveu um sistema de gerenciamento onde o professor consegue enviar atividades, gerenciar os Ipads e criar compartilhamento de atividades para os trabalhos em grupo.

O aluno também conta com um guia com o passo a passo para execução da atividade, a partir do formato e tema apontado pelo professor. “Podendo criar vídeos de um minuto até produção de documentários. Tudo utilizando o Ipad e as ferramentas do dispositivo”, explica Ferro.

Os programas passam a ser parte da grade curricular do Ensino Infantil e Fundamental I (a partir dos seis anos de idade) – regular, integral e estendido – já em 2019, numa forma de criar uma base utilizando esta metodologia e, a partir daí, ir ampliando gradativamente às demais séries, conforme explica Augusto Pellucio, diretor executivo do Grupo Sapiens.

“Não queremos formar alunos para marcar apenas um X, queremos alunos autores, que criem, que critiquem. Que sejam protagonistas”, reforça o diretor sobre a implantação dos novos programas e constante atualização das metodologias utilizadas pela instituição.

Além do treinamento dos professores e equipe técnica, a instituição também investiu na compra de Ipads para alunos e professores, dispositivos que serão utilizados para o desenvolvimento dos dois programas em sala de aula.