Entenda os conteúdos de Biologia que sempre caem no Enem

Para garantir a tão sonhada vaga no curso superior, grande parte dos alunos estudam durante horas os conteúdos mais cobrados no Enem, sem muitas vezes entenderem ou absorverem nada. O professor do curso preparatório Objetivo Mais abordou de forma clara e resumida os conteúdos mais cobrados na disciplina de Biologia.

15-10-2016-aulao-mais-enem-no-teatro-63

Ecologia

“Aconselho começar o estudo pela ecologia, e não se ater apenas a questão dos conceitos ecológicos, como nicho, habitat e etc. Mas estudar também temas transversais da ecologia, como: poluição do ar, da água, do solo. Pois volta e meia caem no Enem”.

Estudo das Usinas

“Um tema muito importante é o Estudo das usinas. Ele é interdisciplinar, no qual, especificamente envolvemos conhecimento de física e de química. Temos como exemplo: fonte renovável e produção de energia, energia hidrelétrica, eólica, solar entre outras”.

Origem da vida

“Sobre este tema vale lembrar que, na biologia estudamos as ciências. E a respeito da origem da vida existe toda uma discussão em relação à questão religiosa do criacionismo. Contudo isso não cai na prova do vestibular. O importante é que os alunos saibam que o que será exigido na prova é ciência. No caso as teorias, ou seja, aquilo que já foi comprovado cientificamente”.

Evolução

“Na questão da evolução, recomendo estudar bastante Lamark e Darwin, que são os dois evolucionistas mais famosos, além da teoria sintética da evolução, conhecida como “neodarwinismo”. Isso é fundamental, porque é quando a genética começa a explicar alguns pontos da evolução”.

Ciclos das doenças

“Estude os ciclos das doenças, dos parasitas, e quais são os parasitas humanos. É importante saber o que é e como ocorre a esquistossomose (doença provocada por parasita, que causa diarreia, febre, cólica entre outros sintomas), além de conhecer seus ciclos. Entender o que é uma teníase, uma cisticercose e suas diferenças, ou seja, todas as parasitoses em geral”.

Fisiologia

“Fisiologia é um assunto que sempre cai. Ela estuda os sistemas, ou seja, sistema nervoso, endócrino, todos em geral, além das doenças e as causas relacionadas a eles, como por exemplo: No caso do sistema endócrino, um distúrbio na tireoide, na hipófise, em uma supra renal (glândulas que formam o sistema endócrino)”.

Genética

“Neste caso, aconselho não estudar apenas a genética clássica: primeira e segunda lei de Newton. Mas abordar também a biotecnologia que é um tema moderno e recorrente. E o que significa a biotecnologia? é a utilização de conhecimento biológico na produção de produtos, medicamentos. Na agroindústria por exemplo, temos: os defensivos agrícolas, adubos e a biotecnologia na industria de cosméticos e alimentos, como produção de bebidas alcoólicas. E por mais que ela seja considerada como algo moderno, os conhecimentos produzidos advém desde a antiguidade clássica e até muito antes. Quando se produz uma bebida alcoólica a partir do processo de fermentação por exemplo, você utiliza um ser vivo na produção de um produto, e isso os índios já faziam a muito tempo. Contudo, conhecer esse histórico é muito importante”.

Citologia

“No caso da Citologia (estudo das células) aborda-se bastante a biotecnologia, por conta de um tema chamado clonagem, que envolve a manipulação de células. E é importante que o aluno conheça o que é uma estrutura da célula, quais suas funções e etc. Para que possa entender como ocorre a clonagem”.

Botânica

“Outra coisa que pouco se comenta e que possui grande importância para o Enem é a botânica, um dos temas transversais da biotecnologia. E conhecer toda a parte de evolução das plantas, parte da anatomia e morfologia vegetal é de grande importância, visto que, dentro da indústria farmacêutica a maioria ou grande parte dos medicamentos utilizam princípios ativos advindos das plantas. E se a humanidade der continuidade nas pesquisas, possivelmente descobriremos substancias novas que poderão ser utilizadas como fármacos e medicamentos”.