Era Vargas é tema da nova edição do Café com História do Colégio Objetivo

A próxima edição do Café com História do Colégio Objetivo terá como temática a Era Vargas. Este é um evento idealizado pelo professor Aleks Palitot e tem como intuito levar aos alunos de Ensino Médio assuntos relevantes e que sempre caem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O próximo Café com História será no dia 3 de julho, no auditório do Colégio Objetivo e contará com a participação do historiador Walfredo Tadeu. “Teremos também a contribuição de demais professores historiadores que trabalharão resoluções de questões do Enem e intensificarão o debate, como Rita Clara, Daniel Araújo, Ellen Regina e Thiago Manso”, contou Aleks.

Café com História - Era Vargas

Na estreia do Café com História o assunto abordado foram os movimentos nativistas do Brasil, já a segunda edição foi uma homenagem aos 150 anos do Marechal Rondon. Para a nova edição do evento, o tema escolhido foi a Era Vargas e, de acordo com o professor Aleks Palitot, é recorrente no Enem. “Desde 1998, inúmeras vezes o tema ‘Vagas’ foi central nas provas do Exame Nacional e, por isso, acreditamos que abordar este assunto é muito importante para os alunos”, ressaltou ele.

Serão debatidas todas as fases de Getúlio Vargas no Brasil, suas implicações e desdobramentos que promoveram uma série de mudanças e transformações no país. “Vamos trabalhar todos os períodos governamentais de Vargas, desde o período em que ele entra como revolucionário na década de 1930, passando por quando ele entra como presidente constitucional (em 1934), citando também o período quando ele torna-se um ditador fascista (1937), depois quando ele é acusado de comunista e, em seguida, ele retorna ao poder (1945), quando ele é deposto também no ano de 45, em 1950 ele retorna ao poder de forma democrática, até ele cometer suicídio” detalhou o professor.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Será no auditório do colégio às 19h30. O Colégio Objetivo fica localizado na Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto.