Notícias e Eventos

Escola ressalta a importância do orientador de pátio no dia a dia da instituição

No dia a dia de uma escola, a correria é grande literalmente. As crianças gastam suas energias, na maioria das vezes, correndo e claro, brincando. Mas, existe um profissional que pode passar despercebido para alguns, porém não para as crianças, o orientador de pátio.

24-09-2016-treinamento-de-inspetores-e-auxiliares-pedagogicos-2

É ele o responsável por manter a ordem no entorno escolar. Sua função é considerada tão importante quanto o diretor da instituição. No Colégio Objetivo de Porto Velho não seria diferente. Por isso, todos os orientadores de pátio juntamente com os auxiliares pedagógicos participaram de treinamento no último sábado (24), pois a instituição acredita que o processo disciplinar dos alunos começa com os inspetores que estão sempre atentos a tudo que acontece com os estudantes.

“O processo educativo não se reduz somente à relação professor-aluno no interior da sala de aula. Temos que entender a educação como processo mais amplo e que todos os envolvidos (diretor, coordenador, orientador, professor, porteiro, zelador…) somos parte importante e fundamental desse todo”, ressalta o orientador pedagógico da unidade II do Colégio Objetivo, Jean Barcel Caldin.

Jean atua na área da educação há 20 anos, mas engana-se quem pensa que ele iniciou já na função de orientador pedagógico. Jean conta como tudo começou. “Minha primeira experiência profissional após concluir o Ensino Médio foi em escola. Eu trabalhava como coordenador de disciplina, um trabalho parecido com o de orientador de pátio. Identifiquei-me muito com o ambiente escolar e segui o conselho do meu diretor na época a cursar Pedagogia, pois via em mim uma pessoa com vocação para a Educação”.

Mesmo sem acreditar que poderia ser um bom conselho, Jean seguiu. “Não eram meus planos, mas atendi o seu pedido e iniciei meus estudos. Conforme foi passando o tempo, fui percebendo essa vocação a que se referia. Nesta mesma escola, após concluir a graduação em Pedagogia, fui promovido a orientador educacional e posteriormente a diretor pedagógico”, conta.

Por entender bem como é a função de orientador de pátio, Jean acredita que o coração do profissional desta área está na presença. “Presença não é somente estar perto, mas ter a intenção de exercer no outro uma influência construtiva. A presença do orientador de pátio não deve ser uma presença centralizadora, impositiva, controladora. Também não deve ser mero espectador das atividades dos alunos. A sua presença deve ser ativa, uma presença educativa, deve estar junto com o educando interferindo de forma discreta, envolvente e preventiva”, ressalta.

“Agir preventivamente significa tornar conhecidas as regras da instituição e depois observar de modo que os alunos estejam sempre sob o olhar atento dos educadores. Estes, sempre que necessário, orientam, dão conselhos, corrigem, para colocarem os alunos na impossibilidade de cometerem faltas”, conclui ele.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Pular para o conteúdo