História do Dia do Índio

É comemorado no dia 19 de Abril o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. A instauração da data teve início em 1940 no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.Além de ter a participação de várias autoridades da América, líderes indígenas foram convidados à participar das reuniões e decisões. Porém, nos primeiros encontros os índios não compareceram. A primeira participação significativa ocorreu no dia 19 de Abril, que depois foi escolhido (para todo o continente americano) como o Dia do Índio. Comemorações e importância da data Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. No Colégio Objetivo, os alunos realizam pesquisas e fazem exposições sobre a cultura deste povo e a origem da data. Esta também é entendida como momento de reflexão sobre a importância da preservação, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Vale salientar, em contexto histórico, que os índios já habitavam as terras brasileiras quando os colonizadores portugueses aqui chegaram, em 1500. Desde a referida data, é visível o desrespeito e a diminuição da população indígena, principalmente por exploração de recursos naturais.