Lendas e brincadeiras marcam encerramento de atividades folclóricas no Colégio Objetivo

As turmas do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo – Unidade Flodoaldo Pontes Pinto encerraram a semana do folclore com muitas brincadeiras do tempo do vovô e da vovó.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental, Rosali Braz, a ideia era resgatar através das cantigas de rodas e brincadeiras da época da vovó os temas folclóricos. “O que nós queríamos era promover atividades para as crianças que as levassem a brincar com o que, antes eram as brincadeiras mais divertidas como pular corda, bambolê, jogar peteca, frescobol, cantigas de roda, amarelinha, dama, dominó, entre outros.”

Para a aluna Isadora Moreira, 4º ano, essas brincadeiras muitas vezes são muito mais divertidas que as de hoje. “Eu gosto de brincadeiras assim, gosto muito de pular corda, acho melhor que os joguinhos de computador”, disse Isadora.

Encantos do Rio Madeira

Nos dias 5 e 8 de setembro, a autora Nair Gurgel lançou seu livro “Encantos do Rio Madeira – Histórias Ribeirinhas” nas duas unidades do Colégio Objetivo. O livro narra histórias contadas em primeira mão por crianças-alunas ribeirinhas, moradoras de comunidades à beira do Rio Madeira, em Porto Velho.

A professora Nair Gurgel não somente organizou, mas também, escreveu, reestilizou a escrita das crianças ribeirinhas participantes das atividades do Projeto “Alfabetização de Ribeirinhos da Amazônia”.

As crianças ficaram eufóricas com as histórias que foram lidas pela professora Nair. A aluna Valentina Vieira Moscardi (7 ano) disse que gosta muito de ler sobre lendas. “Eu gosto muito, principalmente da lenda do Boto Rosa”, relatou Valentina.

Para a Diretora de Gestão Pedagógica, Cida Fernandes, eventos como esse enriquecem as atividades da escola. “Fechamos a programação do folclore com chave de ouro trazendo a professora Nair para lançar seu livro aqui na escola”, conclui Cida.