Proposta Pedagógica

O Colégio Sapiens busca atender às necessidades e expectativas dos jovens, fazendo com que sejam protagonistas da sua história, orientando os estudantes a escolherem o caminho  no qual desejam aprofundar seus conhecimentos.
Um currículo que contemple uma formação geral, orientada pela BNCC, e também itinerários formativos que possibilitem aos estudantes aprofundar seus estudos na(s) área(s) de conhecimento com a(s) qual(is) se identificam ou, ainda, em curso(s) ou habilitações de formação técnica e profissional, contribuirá para maior interesse dos jovens na sua permanência e melhoria dos resultados da aprendizagem.

Material Didático:

1ª, 2ª e 3ª Série

Unidade I – Jardim das Mangueiras

Horário: 7h30 às 11h50 ou 13h30 às 17h50

1ª, 2ª e 3ª Série

Unidade II – Jardim América

Horário: 07h30 às 12h50

O estendido trabalha com a imersão na língua inglesa com uma carga horária maior, quando comparado às aulas tradicionais (5 ou 6 aulas semanais de acordo com o segmento) a fim de propiciar um maior contato e tempo de exposição ao idioma. O método utilizado é o Ensino integrado de inglês (CLIL). A sigla CLIL significa “content and language integrated learning”, ou ensino de idiomas integrado.

Projetos e Atividades Extracurriculares:

Simulado Múltipla Escolha
A inexperiência na resolução de provas longas, com testes de múltipla escolha de diversas matérias e graus variáveis de dificuldades, tem sido responsável, muitas vezes, por resultados desastrosos, mesmo com candidatos bem preparados. O nervosismo, a insegurança e a indecisão são fatores psicológicos negativos que podem ser minimizados ou superados. A capacidade de responder rápida e adequadamente nessas situações de estresse pode ser desenvolvida através do treinamento intensivo. É este um dos objetivos dos nossos simulados: familiarizar o aluno com o preenchimento do cartão de respostas, ensiná-lo a administrar da melhor forma o tempo disponível, habituá-lo a definir uma estratégia para o enfrentamento das questões, adequada ao seu perfil, às suas aptidões e ao seu ritmo.
Simulado Analítico-Expositivo
As questões discursivas impõem um outro comportamento, mais concentrado e reflexivo. O candidato luta, não contra o relógio, mas com outras dificuldades: a compreensão lúcida dos enunciados, a articulação da memória com o raciocínio e com a linguagem, em situação desfavorável, pela tensão natural dos exames e da responsabilidade por um bom resultado. Os simulados analítico-expositivos do Colégio Sapiens desdobram-se em vários ciclos. A avaliação criteriosa dos resultados individuais permite detectar a tempo e, quase sempre, sanar alguns erros comuns nesse tipo de prova: desarticulação lógica e discursiva, falta de paralelismo no desenvolvimento do raciocínio, inadequação da linguagem, redundâncias, “telegrafismo” e outras incorreções.
Olimpíadas

O Colégio e Curso Sapiens oferece aulas especiais preparatórias para Olimpíadas de Física e Matemática aos alunos do Ensino Médio que desejam participar dessas competições, de âmbito estadual, nacional e até internacional. Essas aulas visam a aprofundar as matérias e desenvolver o raciocínio lógico do aluno, através do estudo dos conceitos das disciplinas e da resolução de exercícios com alto grau de complexidade, nos moldes daqueles aplicados nas provas.

O professor acompanha a evolução dos alunos individualmente e reforça os assuntos em que sentem dificuldades. Mais que a conquista de medalhas, o intuito é revelar novos talentos e estimular o estudo e o interesse pelas disciplinas da área de Exatas.

Eventos Regulares:

Palestras / Orientação Vocacional
Passeios Pedagógicos
São programados para locais onde haja não apenas opções de lazer e diversão, como também curiosidades científicas e culturais.
Projetos solidários
O Colégio e Curso Sapiens promove trabalhos filantrópicos com o intuito de contribuir com entidades assistenciais.
Escola de Esportes

Por meio das Escolinhas, o Colégio e Curso Sapiens oferece aos seus alunos a oportunidade de desenvolver o equilíbrio emocional, a boa forma física e a autodisciplina. O Colégio tem consciência da importância de uma forma saudável que desenvolve o espírito esportivo, a interação em grupo e a autoconfiança.

Para tanto, são oferecidas várias modalidades esportivas: voleibol, basquetebol, handebol, futsal e natação.

Gincana do Colégio Sapiens – GINCS
Têm como princípio incentivar a integração, a criatividade, a curiosidade e a responsabilidade entre os alunos. Além de promover o espírito de solidariedade presentes nas tarefas.
Feira de Conhecimento
Acontece no segundo semestre e tem como objetivo estimular a pesquisa, valorizar a diversidade de idéias, bem como as relações interpessoais.
Arraial do Colégio Sapiens
É a tradicional festa junina que envolve toda a comunidade escolar. As danças, barracas típicas e brincadeiras mantêm viva a tradição.
Festival de Arte e Comunicação – FAC
A proposta do festival é estimular a comunicação através de diversas linguagens artísticas (dança, teatro, pintura, música, etc.), bem como, estimular a criatividade dos alunos.
Trabalho de Campo
São projetos multidisciplinares como complemento de teorias estudadas; são orientados pelos professores das áreas correlacionadas e tem como objetivo de observar e relacionar os conhecimentos teóricos com a prática, propiciando ao educando interações com o meio.

DEMAIS NÍVEIS DE ENSINO

CONTATOS

Criatividade, autonomia e boa comunicação fazem parte das experiências diárias de nossas crianças e jovens.