HIGH SCHOOL: Alunos do Objetivo Porto Velho conhecem universidade do Texas

OBJETIVO HIGH SCHOOL Estudantes de Porto Velho conhecem universidade do Texas
Julio, Larissa e Lucas no jantar para entrega de certificados da Texas Tech University

No dia 4 de julho de 2015, os alunos do High School, programa de Ensino Médio americano do Colégio Objetivo de Porto Velho, partiram em uma viagem com destino ao Texas, nos Estados Unidos com o objetivo de participar do Summer Camp, conhecer o campus da Texas Tech University e vivenciar melhor o estudo que é realizado na sala de aula em Rondônia.

Foram 18 dias de muito conhecimento e aprendizagem. “Ao todo, estavam na equipe 33 alunos do Brasil que fazem parte do programa High School da Texas Tech, além dos coordenadores que acompanharam os estudantes. Eles tiveram muitas atividades turísticas e acadêmicas”, afirma a coordenadora do High School do Colégio Objetivo, Larissa Caye.

Larissa ressalta a importância do Summer Camp para os alunos que almejam ter uma base maior do que é cursar em uma universidade americana. “É uma viagem acadêmica em que os estudantes vão realmente experimentar a vida de um universitário no exterior; conhecer e interagir com outros jovens do Brasil e do mundo”.

Os alunos do High School participaram de aulas práticas realizando diversos tipos de pesquisas, entre elas, pesquisas aquáticas, recolhimento de animais da região para análise, observações no campo da astronomia com telescópios eletrônicos que permitiram a visualização de planetas. “Fomos muito bem recebidos e os alunos ficaram em seus quartos, alojados como um aluno comum universitário, tendo a oportunidade de realizar vários cursos que eles optaram: Business, Química, Forensis, Medicina, Robótica e também atividades de recreação”, ressalta Larissa.

Confira mais fotos do Summer Camp

Em um jantar formal oferecido pela Texas Tech University para a entrega de certificados, foram escolhidos dois alunos destaque para fazer um pequeno discurso representado todos os alunos do Brasil, entre os escolhidos estava Lucas Morimoto (14 anos), estudante do Colégio Objetivo. Eles falaram sobre suas experiências e fizeram os agradecimentos finais. “O Summer Camp é uma oportunidade exclusiva para o crescimento, o aluno vai com um pensamento e volta com outro!”, diz Lucas.

OBJETIVO HIGH SCHOOL Estudantes de Porto Velho conhecem universidade do Texas (2)
Lucas Morimoto em discurso, representado os alunos do Brasil na Universidade do Texas – EUA

Lucas afirma ter sido muito boa a oportunidade de falar e de ter uma grande interação com todos ao longo do programa. “Fiz amizades incríveis e achei muito bacana. Acredito que pude escolher que carreira seguir a partir dessa experiência, pois foi possível sentir e conhecer realmente o que é cada profissão; o professor passou trabalhos, fizemos projetos para várias empresas famosas e até estudamos como se compra ações na bolsa de valores, foi realmente divertido e engrandecedor”, destaca o aluno.

Júlio Felipe (16 anos), também aluno do Colégio Objetivo, afirma que a oportunidade foi essencial para adquirir uma nova visão sobre tudo, através da análise de comportamento e experiências em outra cultura. “Foi a primeira vez que consegui realmente conhecer a estrutura e cultura de outro país para poder estabelecer a direção do meu futuro e qual rumo seguir, essa foi uma oportunidade única. Fizemos amizades e conhecemos brasileiros que já estão cursando na Texas University e isso é muito interessante, pois uma coisa é encontrar vários americanos estudando lá, outra coisa é encontrar brasileiros nos contando a partir do seu ponto de vista”, diz Julio.

Para finalizar, os alunos conheceram um pouco da capital dos Estados Unidos da América, Washington-DC. “Visitamos vários museus de ciência, indígena americano, galerias de arte, historia, principais pontos da cidade, além da Casa Branca e o Monumento de Washington. Foi uma excelente aula prática da história americana”, ressalta a coordenadora Larissa Caye.

O que é o Objetivo High School?

O High School é um programa que proporciona dupla certificação aos alunos concluintes. Em parceria com a Texas Tech University, os créditos de matéria do Ensino Médio brasileiro são acrescidas das matérias específicas do currículo americano, formando um único histórico escolar.

O aluno é testado como qualquer outro aluno de uma escola do Texas. Ao término do 2º ano do Ensino Médio recebe o diploma de High School, equivalente a quaisquer cursos secundários realizados nos Estados Unidos.

Os alunos cursam as disciplinas obrigatórias do currículo brasileiro exigido pelo MEC, no horário normal, matutino. Durante três anos, em aulas ministradas no período da tarde, estudam matérias específicas do ensino médio norte-americano. O programa High School começa no 9º ano do Ensino Fundamental e termina na 2ª série do Ensino Médio. O diploma é conhecido mediante a conclusão do Ensino Médio brasileiro, pois as matérias são integradas em um currículo escolar único.