Objetivo Mais promove aula de História a céu aberto

No último sábado (01) o curso preparatório Objetivo Mais, promoveu uma aula a céu aberto que percorreu pontos históricos de Porto Velho, levando alunos a conhecer os detalhes da criação e desenvolvimento da cidade onde vivem e também como forma de prepará-los para o Enem e vestibulares.

A aula foi ministrada pela professora de História, Rita Vieira que apresentou os fatos mais importante sobre Rondônia, desde a sua instalação como estado, até construções que mudaram os rumos dos antigos moradores e que hoje fazem parte da nossa cultura, como a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, instalação das Três Caixas D’água e a Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus.

Maira Pereira, aluna do curso preparatório, aponta a boa iniciativa do curso para os alunos conhecerem um pouco da riqueza cultural do Estado e como a aula pode colaborar para uma boa prova no Enem. “Muitos pontos turísticos passam despercebidos pela cidade de Porto Velho. Como cidadã acho fundamental conhecer a história da nossa capital para mostrar o quanto somos ricos de fatos históricos. Esses conhecimentos podem me ajudar na realização do exame, já que posso usar essas informações para acrescentar dados históricos, econômicos e sociais na hora da Redação”.

“Com as aulas a céu aberto, além do conhecimento, me despertou o sentimento de preservação pela nossa cidade, pois precisamos de uma nova visão sobre o lugar onde moramos, sabendo que antes de nós, outras histórias se passaram por aqui e são importantes para o conhecimento da origem da nossa cultura”, afirma Vinícius Frota, de 17 anos.

Os benefícios de aulas a céu aberto são reforçados pela coordenadora do Objetivo Mais, Bruna Hernandes, ao dizer que “as aulas são fundamentais para o processo de aprendizagem, pois os alunos podem visualizar o conteúdo na prática, além das aulas se tornarem vocacionais, que irão ajudá-los na escolha do curso de nível superior, já que acontecem em diversos ambientes das demais áreas de conhecimento”, afirma.

O ponto de partida iniciou em frente da Catedral Sagrado Coração de Jesus e seguiu para outros pontos históricos que a rodeiam, como a primeira escola da capital (Barão do Solimões), o primeiro prédio da prefeitura de Porto Velho, a Loja Maçônica União e Perseverança e a biblioteca municipal Francisco Meirelles. Seguindo para a casa dos antigos governadores de Rondônia (Museu Jorge Teixeira) e a Praça das Três Caixas D’água. O passeio finalizou na E.F.M.M.

Confira as fotos da aula