Observação de fungos e bactérias nas aulas de Ciências

Essa é uma das aulas mais esperadas e comentadas do bimestre. Dentro da disciplina de Ciências, os alunos do 4º Ano da Unidade Jardim das Mangueiras realizam a atividade de observação de fungos e bactérias agindo no meio ambiente. O processo tem início em casa. Os alunos escolhem o alimento (pão ou laranja), mantém em local úmido e escuro por 10 dias, onde percebem e anotam todas as transformações. Após esse período, os alimentos foram trazidos à escola, onde foi relatado tudo o que aconteceu, notando a presença de fungos, mofos e bolores. Examinaram a composição química de cada elemento e a variação do estado de decomposição. Foram 15 dias entre teoria, observação e prática da atividade. O contato direto com a natureza é uma constante nas atividades da disciplina, aplicadas pelo professor Josivan. “O objetivo maior é mostrar aos alunos o ciclo da vida, pois na natureza nada se perde: tudo se transforma”, destacou.