Palestra sobre Distúrbios Alimentares é realizada no Dia Mundial da Saúde

Anorexia, bulimia e compulsão alimentar: esses são alguns dos distúrbios alimentares que atingem adolescentes e jovens de todo mundo, tendo 90% de suas vitimas do sexo feminino. E no Dia Mundial da Saúde, o Colégio Objetivo convidou a Nutricionista e Professora Universitária Roberta Valmorbida para palestrar aos alunos do Ensino Médio e mostrar que tais doenças estão presentes, são perigosas, mas tem tratamento. Os alunos têm em média 16 anos de idade, quando o risco é eminente pela necessidade de ser aceito pela sociedade e estar nos padrões. A iniciativa surgiu da união do departamento de Marketing e Diretoria de Gestão da Instituição.Segundo a Profissional, a baixa auto-estima, o medo de engordar e os padrões exigidos pela sociedade as causas freqüentes desses transtornos psicológicos. Ela ainda alerta sobre os riscos.“Os riscos para a saúde são muitos. Por exemplo na anorexia, tem-se um baixo consumo de alimentos calóricos (que possuem quantidade significativa de proteínas e carboidratos), responsáveis por fornecer energia ao organismo,  onde passam a consumir apenas ‘calorias magras’ encontradas em frutas, verduras, legumes etc. Nosso corpo precisa desses elementos para se manter saudável, sendo que a falta deles leva a conseqüências irreversíveis como a quebra muscular, parada cardíaca e em casos extremos, a morte”, enfatizou.Apesar da gravidade das doenças, existem tratamentos eficazes se as mesmas forem diagnosticadas precocemente. Essa é uma tarefa de quem convive com os adolescentes e caso aja algum comportamento que se encaixe no perfil dos distúrbios, os profissionais de psiquiatria, psicologia e nutrição devem ser procurados imediatamente para início do tratamento. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira nas duas Unidades da Instituição.