Professor do Colégio Sapiens é homenageado

Aleks Palitot recebe Cruz de Mérito da Amazônia

O II Encontro de Notáveis da Amazônia ocorreu no dia 21 de maio em Ji-Paraná. Evento de premiação e certificação a personalidades e instituições relevantes para o desenvolvimento artístico, social, cultural e educacional da Amazônia, realizado pela Câmara Brasileira de Cultura (CBC) e pela Academia de Ciências e Artes (ACA).

Foram homenageados no âmbito acadêmico 37 profissionais, dentre eles o professor de história do Colégio Sapiens, Aleks Paliotot que recebeu a Cruz de Mérito da Amazônia pelos 15 anos do programa “Trilhando a História”. “São 15 anos percorrendo o Estado de Rondônia e a Amazônia contando a história, a identidade, as cores e saberes de nossa região”, disse o professor.

Segundo o Paliotot, a história do programa começou no Colégio Sapiens, com as expedições pedagógicas para o Guaporé e Costa Marques em 2002 com os alunos do 3° ano do ensino fundamental. A partir disso as expedições foram implementadas como aulas de campo que ocorriam também em outros estados da região amazônica.

Durante as expedições eram gravados vídeos e disponibilizados para os alunos. O material começou a ganhar uma certa importância, as pessoas passaram a observar o método diferenciado de ensinar sobre a história de Rondônia e história da Amazônia. O trabalho foi reconhecido pela mídia local, que decidiu produzir em 2007 o “Trilhando a História” para a televisão e em 2008 foi ao ar o primeiro episódio.

Além disso, 2015 iniciou-se o projeto “café com história literária” no Colégio Sapiens, com objetivo de ajudar os alunos a estudarem história para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o evento era aberto para outras escolas e ocorria a cada 60 dias. Outro projeto que ganhou notoriedade e virou um programa de rádio em 2019. Esse é um dos exemplos que nós do Colégio Sapiens estamos sempre buscando inovações na forma de ensinar para que os alunos sejam engajados durante o aprendizado e se divirtam estudando.