Professora de Redação do Colégio Objetivo dá dicas para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 5 e 6 de novembro neste ano. Com a proximidade da prova, a preocupação e ansiedade começam a aparecer. Um dos pontos que mais preocupa os participantes é a temida redação.

A professora Rebecca Amor, do curso preparatório Objetivo Mais, deu dicas preciosas para estudantes que vão fazer o Enem em busca da tão sonhada vaga no ensino superior.

Quais as competências que o Enem avalia no aluno, na hora da prova?

A redação exige 5 competências fundamentais:

1ª – Norma Padrão da Língua Portuguesa

O aluno deve dominar essa habilidade, de desenvolver o texto dentro da gramática normativa, nesse quesito são analisados não apenas as questões ortográficas das palavras, mas a pontuação, que é uma das dificuldades dos alunos.

Desenvolver um texto dissertativo argumentativo e compreender a proposta

O Enem exige que o aluno produza um texto dissertativo argumentativo, caso ele produza qualquer outro tipo de texto que não seja no estilo exigido pelo Exame, ele perderá nota nesta competência. Exige-se também que o aluno tenha compreensão do tema, que ele discorra sua redação de acordo com o tema exigido. Se ele fugir totalmente, a redação é anulada. Além disso, quanto mais ele apresentar conhecimentos de outras disciplinas, melhor o desempenho.

Analisar os argumentos e convencer o leitor

Essa competência analisa como o aluno convence o seu leitor, através de que tipo de argumentação. Se estes são argumentos adequados e bem colocados. Ela também analisa a apresentação dos fatos, o posicionamento, ponto de vista, de causas, as consequências sobre a problemática, opiniões e etc.

Habilidade de análise estrutural, com o uso da coesão e coerência.

A quarta competência é mais de análise estrutural. Nesse sentido o aluno será avaliado no uso dos conectivos por isso, é necessário que o texto tenha uma sequência lógica e seja estruturalmente bem construído.

Expor uma proposta de solução.

Infelizmente, muitos estudantes ignoram essa competência, ou a executam de maneira inadequada porque ela exige que o aluno não apresente apenas sua crítica em relação ao tema, mas sim uma solução. Por exemplo, se o tema for saúde, ele não deve apenas criticar o caos na saúde brasileira, mas que seja capaz de apontar e apresentar uma proposta de intervenção. Melhor dizendo, uma solução para o tema apresentado.

O curso preparatório Objetivo Mais fica localizado na Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto (Colégio Objetivo – Unidade I) e conta com turmas de pré-vestibular nos turnos da manhã, tarde e noite. Para mais informações, ligue (69) 3211-6029 e 99236-1748 ou entre em contato por e-mail cursopreparatorio@meuobjetivo.com.br