Projeto desenvolve e aprimora o hábito de leitura nos alunos do Ensino Fundamental

Para o colégio Objetivo, o Ensino Fundamental é a base do desenvolvimento educacional da criança e para conciliar isso com o hábito da leitura, o colégio, em suas duas unidades, realiza o projeto “Oficina de Leitura e Escrita”, onde os alunos do 1° ao 5° ano poderão estabelecer um contato mais próximo com a leitura.Uma programação de 15 a 19 de abril foi desenvolvida para os alunos entenderem a importância da leitura. As atividades – didática, dinâmicas e lúdicas – programadas no projeto são voltadas para o desenvolvimento de habilidades de pesquisas oral e escrita, aguçar o gosto pela leitura, conhecer algumas obras de Monteiro Lobato, compartilhar leituras e diferenciar textos.  O projeto prevê a leitura de um livro por semana por aluno e funciona da seguinte maneira: O aluno leva o livro pra casa, lê e preenche um questionário, variando conforme a série, onde a criança terá que desenhar as impressões que teve ao ler o livro.Após a leitura e o preenchimento da ficha, o livro é passado para outro colega e assim sucessivamente, até que toda a turma tenha lido todos os livros repassados. No final do projeto, cada aluno deverá ter lido uma média de 26 a 28 livros durante todo o ano.“Nossos alunos sempre tiveram uma média de leitura muito alta, o projeto foi uma forma que encontramos de formalizar essa leitura, por isso usamos o fichamento. Quando chegar o final do ano, o aluno vai saber quais e quantos foram os livros que leu”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Rosali Braz.