Saiba como enfrentar a Física no Enem com dicas do Objetivo Mais

Com poucas semanas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a preocupação com as questões abordadas na prova geram uma tensão cada vez maior nos estudantes. E de acordo com o Ministério da Educação (MEC), as áreas de maior dificuldade apontadas são Química e Física, segundo o resultado do primeiro simulado online do Enem aplicado neste ano para todo Brasil, no qual os índices de acertos foram 29% e 31,9 % respectivamente.

tarso-holanda-fisica-1

A disciplina de Física está incluída na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o professor do curso preparatório Objetivo Mais, Tarso Holanda destacou algumas dicas para um bom desempenho no exame.

O que o Enem mais avalia no aluno na disciplina de Física?

“A prova do Enem é baseada em Competências e Habilidades. A competência de área seis, por exemplo, exige que o aluno por meio de conhecimentos da Física interprete, avalie ou planeje intervenções científico-tecnológicas em situações problema, juntamente com a habilidade vinte que se caracteriza pelas causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.  Sendo essas competências mais exigidas dos alunos nas provas dos últimos anos”, destaca o professor Tarso.

Quais os conteúdos ou temas mais cobrados?

“Em primeiro lugar, destacamos uma área da Física chamada de Mecânica (parte que descreve o movimento dos corpos), bem como, as questões que envolvem os temas de Velocidade, Aceleração, Leis de Newton, Energia Mecânica, Hidrostática e Estática. Em segundo lugar, aparecem os Fenômenos Ondulatórios (parte que descreve o estudo das ondas e seus fenômenos) que sempre caem nas provas do Enem”, afirma o professor.

Para complementar, Tarso ainda deu algumas dicas de conteúdo para quem vai fazer o Enem 2016. Aproveita o tempo que ainda tem para a realização da prova e reforça ou revisa os estudos nestas áreas:

* História da Física – Ideias de Galileu e Aristóteles sobre o movimento dos corpos;

* Leis de Newton e suas aplicações;

* Processo de transformação de energia, especialmente em geração de energia elétrica (ex: usinas nucleares, eólicas, etc.);

* Princípios de conservação na Física (Ex: energia, quantidade de movimento, carga elétrica);

* Hidrostática – Pressão e teorema de Arquimedes;

* Leis da Termodinâmica e suas aplicações nas máquinas térmicas;

* Óptica Geométrica – Espelhos planos e esféricos;

* Refração da luz e suas aplicações em fenômenos do cotidiano.

* Fenômenos ondulatórios – Ex: Polarização e efeito Doppler.

* Eletricidade – Potência elétrica, consumo de energia elétrica e circuitos elétricos.