Segunda edição do Café com História abordará Neocolonialismo e 1ª Guerra Mundial

O Café com História é um projeto de professores do Colégio Objetivo que, de forma gratuita, leva aos estudantes de escolas públicas e privadas informações e debates sobre temas recorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, o aluno que vai fazer o exame e vestibulares do país precisa ter em seu cronograma de estudos este evento.

A acadêmica de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Daysaiana Nunes é ex-aluna do curso preparatório Objetivo Mais e participou de outras edições do Café com História. Ela fala sobre a importância do evento para quem está estudando. “Eu recomendo porque esse evento tem uma dinâmica muito diferente. É uma aula em um ambiente mais informal, deixa o aluno mais à vontade. E ao final, há a disponibilidade de fazer perguntas. Então é bastante proveitoso. Não é algo maçante, então o aluno absorve bastante o conteúdo. Além disso, a abordagem é sobre temas recorrentes nos vestibulares e sempre palestrados por historiadores excelentes”, afirma.

No dia 1º de julho, às 19h30 acontecerá a segunda edição do Café com História de 2016. Desta vez, a temática envolverá dois importantes marcos da história, a Primeira Guerra Mundial e o Neocolonialismo. “Através deles, podemos entender as disparidades sociais que ocorrem a partir da fragmentação desses impérios coloniais após a Segunda Guerra Mundial, gerando uma leitura dos conflitos étnicos-religiosos que ainda acontecem nas regiões da África e da Ásia”, explica o professor de História do Colégio Objetivo, Aleks Palitot.

“Vamos trabalhar focando o Neocolonialismo como uma força dos países imperialistas da Europa com ascensão da Alemanha, Inglaterra, França, Bélgica, Itália, Espanha e Portugal. Essas nações europeias fatiarão entre si a África e a Ásia por interesses econômicos, comerciais e ideológicos e nós vamos trabalhar essa temática em cima dessa perspectiva”, explica Aleks.

Mário Sávio, professor historiador do estado há mais de 20 anos, será o palestrante do evento. O Café com História contará também com os professores Daniel Araújo, Ellen Regina, Rita Vieira e Thiago Manso que serão mediadores do debate e trabalharão resoluções de questões do Enem.

O grande homenageado da noite será o historiador inglês Eric Hobsbawm e algumas de suas obras literárias serão utilizadas como base do debate, como “A era dos impérios”, “A era do capital” e “A era dos extremos”.

O evento será no auditório do Centro de Educação Executiva da Faculdade Porto/FGV localizada na Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto.